Porto de Araújo (Guinga)

Transcrição do violão para partitura

Uma grande tristeza durante minha estadia no Rio de Janeiro foi eu não ter levado meu querido violão comigo, pois não pude comprar um por lá que me agradasse. Depois de quase um ano eu voltei para casa e pude toca-lo novamente, mas nesse instante percebi que não me lembrava de muitas músicas, e nunca as gravei nem transcrevi para referência futura. Em alguns dias eu consegui recuperar a maioria das músicas, mas ainda há trechos de algumas que eu não me lembro, a maior parte dessas são as que eu menos tocava. Daí veio novamente a vontade de transcrever aquelas canções que eu nunca encontrei uma partitura, tablatura ou aula grátis, ou seja: as canções que eu sei com menos referência de graça para estudo.

Pra começar, escolhi Porto de Araújo, pelo simples fato de que ultimamente estou apaixonado por essa obra do Guinga em parceria com Paulo Cesar Pinheiro. Pra ser sincero eu sequer sabia o tom dela quando a escolhi, mas depois de procurar pela partitura e não encontrar de graça eu decidi por aprender a tocar a parte do violão na versão do cd Casa de Villa (2007) e transcreve-la em seguida.

De sexta pra cá (domingo) foi uma aventura, mas consegui aprender a música, aprender a ler e escrever partituras, e escrever a partitura + tablatura. O resultado encontra-se em PDF no botão acima. Você também pode visualizar e executar a partitura no musescore.

Assim que meu violão voltar do luthier eu gravo o resultado e adiciono aqui.

tkovs
Engenheiro de Software

Atualmente desenvolvedor de software front-end, amante de testes e de coding dojos.

comments powered by Disqus